Um dos grandes ícones do cenário de Counter-Strike da Ucrânia, Danylo “Zeus” Teslenko, que vem atuando como capitão da multicampeã Natus Vincere, anunciou hoje (9) sua aposentadoria do jogo. Seu último campeonato como profissional será a BLAST Pro Series Moscou, a ser realizada no final desta semana.

Já era esperado que o veterano, de 31 anos de idade, fosse sair da NaVi após o torneio em Moscou e um dos caminhos apontados por jornalistas era que ele fosse realmente deixar o jogo em definitivo.

Zeus tem uma longa história com a Natus Vincere, de quase 10 anos. Ele foi um dos membros que fundou a divisão de Counter-Strike da organização, em dezembro de 2009. Em 2016 e 2017, Teslenko teve uma breve passagem pela Gambit Esports, onde foi campeão do PGL Major de Cracóvia, batendo os brasileiros da Immortals na grande final.

Ainda em 2017, o IGL retornou à NaVi e levou sua equipe ao posto de número 2 do mundo no ano seguinte, tendo conquistado campeonatos importantes durante essa segunda jornada, como o ESL One Cologne 2018 e a 7ª temporada da StarSeries.

Ao todo, Zeus jogou quase 20 anos profissionalmente. Em depoimento oficial, ele comentou um pouco sobre a sua aposentadoria:

Foi uma decisão difícil – estou pensando nisso há algum tempo. Havia rumores de que eu poderia sair depois da BLAST, mas acreditava que o nosso novo elenco poderia ganhar um Major ou chegar à final pelo menos. Mas perdemos cedo, e percebo que preciso dar lugar à juventude. É duro, honestamente: dediquei 20 anos da minha vida ao Counter-Strike e está na hora de encerrá-lo. Quero agradecer a todos que estavam comigo esse tempo todo, torceram por mim e acreditaram em mim.

Este não é um fim, mas o começo de um novo caminho. Haverá muitas coisas interessantes: quero desenvolver esports na CEI, construir uma academia profissional, envolver-me com os jovens. Eu tenho muitas ideias. Mas não vou treinar, pelo menos por enquanto. Isso pode acontecer em algum momento no futuro.

Meu último evento, BLAST, começará em alguns dias em Moscou. Estou convidando todas as pessoas que podem – venham e nos apoiem. Nossos olhos estão voltados para a vitória.

Abraços e beijos a todos. Obrigado por todo o apoio ao longo de 20 anos. É agradável ler os comentários de apoio: você realmente aquece meu coração neste momento difícil!

A BLAST de Moscou começa na sexta-feira, dia 13. Além da Natus Vincere, os brasileiros da MIBR estarão presentes. O campeonato marcará não só a despedida de Zeus, mas também a estreia de kNg no elenco brasileiro.

Confira abaixo todas as equipes presentes no campeonato:

  • MIBR
  • Natus Vincere
  • Ninjas in Pyjamas
  • ENCE
  • Team Vitality
  • Classificado da região CIS

Deixe seu comentário